domingo, 5 de julho de 2009

Sandálias havaianas e a mulher brasileira - Crônica

Muitas pessoas que me conhecem estranham o fato de que não uso sandálias havaianas, somente imitações.
O fato é de carater pessoal e não financeiro.
O motivo: há alguns anos atrás, a dita sandália, veiculou pelas televisões de todo o pais uma peça publicitária incrível, bem produzida, utilizando uma belíssima música de Benito de Paula, "Mulher brasileira".
No tal comercial, ao som da música, desfilavam, em situações em que, necessariamente, elas estariam trajadas sumarissimamente, belas mulheres, sorridentes, felizes e jovens: na praia, na piscina, passeios de lancha, etc., todas com chinelos havaianas.
Depois de assistir umas três ou quatro vezes notei que no meio das beldades não havia uma negra sequer, nem mesmo uma mulata, e que, em sua maioria, as "mulheres brasileiras" eram loiras.
Com certa surpresa descobri, que para os produtores do comercial, as mulheres negras:
a) não ficam bem em trajes sumários;
b) não eram belas;
c) não sorriam e não eram felizes;
d) não iam a praia, piscina e não passeavam de lancha;
e) não usavam sandálias havaianas; e, para minha perplexidade,
f) as negras brasileiras não eram consideradas, por eles, "mulheres brasileiras".
No principio fiquei horrorizado, depois com raiva e, finalmente, senti desprezo. Desprezo pela fábrica da marca que aprovou a peça publicitária, pelo responsável por sua criação e seus produtores.
Em revolta deixei de usa-las.
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